quarta-feira, 8 de julho de 2009

Trote deve ser proibido no Estado de São Paulo por força de lei

Não se inicia um ano ou semestre letivo sem que notícias sobre trotes violentos figurem na mídia mostrando a total falta de controle dos alunos veteranos com relação às “brincadeiras” feitas com os novos estudantes, chamados calouros. O que deveria ser um momento de alegria, descontração e comemoração acaba se tornando em humilhação e violência, onde os jovens são expostos a perigos, com riscos à saúde e até mesmo à integridade física.

Os “trotes”, como conhecemos, extrapolam o bom senso. Eles acabam se tornando em constrangimento aos alunos e muitas vezes os excluem, definitivamente, de um convívio social, como foi o caso de um estudante que ingressou na Faculdade de Medicina da USP e simplesmente morreu afogado. E tantos outros que, infelizmente, se tornaram ocorrências graves e notícias das páginas policiais.

O fato é que acontecimentos assim sempre me preocuparam e me fizeram pensar em algo que pudesse coibir estes atos criminosos e preservar os jovens, que acabam sendo vítimas das brincadeiras de mau gosto. Por isso, propus um projeto de lei para proibir todo tipo de trote abusivo e violento cometido contra os alunos recém-chegados às instituições de ensino, que muitas vezes precisaram de horas de estudo e dedicação para ingressarem em faculdades e universidades.

Minha proposta tem como objetivo fundamental chamar a atenção das instituições de ensino para que, alertem os estudantes promotores dos trotes, e criem mecanismos para conscientizar e resguardar seus futuros alunos destas más práticas.

Meu desejo é que os deputados possam se sensibilizar e votar a favor desse projeto de lei que deverá abranger todas as escolas estabelecidas no Estado de São Paulo quer sejam de ensino básico, médio ou superior. A aplicação do trote a alunos recém-chegados a estas instituições precisa ter um fim.

Deputado José Bruno

2 comentários:

  1. Caro Deputado José Bruno

    Em primeiro lugar, sinto-me orgulhoso, de ser o primeiro a ser o vosso seguidor aqui no blog.

    Tenho orgulho do vosso mandado, e de vossa postura como político, o qual por onde tem passado, tem deixado uma marca diferente da que existe na política. Que DEUS continue a te iluminar.

    Vamos ao tema acima

    A meu ver, a lei é de suma importância, mas para que o cidadão tenha um resultado efetivo, tem que ter a fiscalização, ou seja, a aplicação da lei.
    Dia desses, um cachorro destes que tem que usar a focinheira, estava em um quintal, quase pronto para avançar em algumas crianças que brincavam em uma rua defronte a casa. Vendo aquilo, liguei para a Polícia Militar. E qual não foi a minha decepção, onde a fui orientado a ligar para o Centro de Zoonose, e procurar la meus direitos.
    Sei que é um fato isolado, mas também com a PM, já me decepcionei muito pedindo algo, onde não fui atendido em minhas espectativas.
    É lamentável, um cidadão ter que ajudar o estado em sua gestão, onde por diversas incapacidades, temos que ser o gestor público, onde temos que apontar o que esta errado, por uma ineficiência do sistema de gestão pública. Onde por amor a nossa família, temos que ficar quietos, onde agentes do estado, estão a serviço do mal. É grave, mas não posso relatar aqui. Tenho esposa, dois filhos, e moro na periferia.
    Mas vamos em frente.
    Estas de parabéns pela vossa atitude em levantar esta e outras bandeiras a qual tem pensado no ser humano.
    Mas como eu disse logo acima, o que falta é mesmo a fiscalização.
    Dê uma olhada no meu blog, onde posto uma Audiência Pública feita por funcionários do estado, em conjunto com a Prefeitura de Poá, onde mantém trancado a saída de emergência.
    http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/2009/07/saida-de-emergencia-fechada-na.html

    Ou então, veja uma cidadã, a qual estaciona o carro totalmente irregular, colocando em risco a vida de diversos cidadãos.
    http://adilsonsantosfotografo.blogspot.com/2009/07/dono-da-calcada.html

    E a mulher usava um agasalho azul, ou seja, membro de uma instituição do estado é que costuma usar este tipo de vestimenta, o que precisa ser levantada pela placa do veículo.

    Continue assim com este seu trabalho. E Por favor diga para vossa assessoria me enviar o logo do combate e pedofilia, para eu colocar no meu blog. Pode ser enviado para o e-mail: fotocomadilson@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. oi Bispo que alegria ver o senhor ser benção nesta nação tão corrupta, nãs sei se o senhor lembra de mim.
    Meu nome é Sandro tocava com o pessoal da renascer duque de caxias e semprei amei suas mensagens.
    Saiba que oro pelo senhor e o senhor é uma referência em minha vida.
    vou deixar o meu blog seria uma honra receber uma vista do senhor e um comentário.
    Fique na paz.
    www.pbsandrolimeirabitencourt.blogspot.com

    ResponderExcluir